http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

sábado, 15 de setembro de 2012

"Shaheed" Bhagat Singh, o mártir da Independência da Índia

 Inquilab Zindabad! - Termo que significa "Vida Longa á Revolução" em indiano. 

"His photograph was on sale in every city and township and for a time rivalled in popularity even that of Mr. Gandhi himself." - Sir Horace Williamson, Diretor da Inteligência britânica.

Pense em alguém que deu a vida pela causa do povo indiano. Você normalmente pensará em Mahatma Gandhi, que pregava pelo pacifismo (e, dizem, admirava Hitler e detestava os negros sul-africanos).

Porém, poucas pessoas conhecem a história de Bhagat Singh, que fez mais em 23 anos de vida do que Gandhi em sua vida toda.

Bhagat Singh nasceu em uma família Sikh, em 1907(mais tarde ele se tornou ateu, após ver como diferenças religiosas dividiam o povo da Índia, que deveria estar unido na luta pela independência) . Na época, a Índia era fortemente dominada pela Inglaterra, e a luta pela independência já começava a mostrar sinais de que iria causar muitos problemas ao domínio colonial da coroa britânica. Singh conviveu com essa ebulição social.
Ele foi um dos participantes do Movimento de Gandhi, mas se decepcionou com a política de não-violência dele. Se envolveu com organizações mais radicais, e acabou parando na "Associação Republicana do Hindustão".
 Acabou se tornando um dos líderes da organização. Singh, que se inspirava no socialismo e no anarquismo, insistiu para que mudassem o nome da organização para "Associação Republicana Socialista do Hindustão" - a rejeição ao pacifismo do movimento de Gandhi era uma característica marcante da Associação, que pregava a violência revolucionária.

Singh foi testemunha da morte de Lala Lajpat Rai, ativista pela independência, que participou de um protesto pacífico no qual a polícia reagiu com extrema violência. Lajpat Rai foi atingido por cassetetes e sucumbiu ás lesões.

Singh jurou vingança. Junto de seus camaradas e de seu mentor, Chandrashekhar Azad, matou o policial britânico John Saunders. Mais tarde, ele e um outro camarada lançaram uma bomba na Assembléia Central, em protesto contra uma lei que dava mais poder á polícia.

Foi preso na hora.

Nos tribunais, usou todos os seus recursos não para se defender, mas para deixar clara a luta pela Liberdade da Índia. Foi brutalmente torturado na prisão.


 

Na prisão, iniciou uma greve de fome que durou 116 dias - para que haja direitos iguais tanto para os prisioneiros britânicos quanto para os indianos. Esta greve de fome lhe trouxe apoio nacional, e por todo o país gritava-se "Bhagat Singh Zindabad" (Vida Longa a Bhagat Singh!).

 Logo, logo os britânicos iriam julgá-lo pelo assassinato de Saunders. Foi condenado á forca, junto de seus outros camaradas, Shivaram Rajguru e Sukhdev Thapar, que também participaram da ação. É dito entre vários círculos indianos que Mahatma Gandhi teve a chance de salvar a vida dos três, mas que ele não quis, com medo de que a mensagem de violência revolucionária atrapalhasse seus planos. 

Singh e seus camaradas foram executados em 23 de Março de 1931.

Tinha 23 anos.

Seus corpos foram cremados. Até hoje, refere-se a Singh como um "Shaheed" - palavra de origem islâmica que significa "Mártir".


 File:Statues of Bhagat Singh, Rajguru and Sukhdev.jpg

Bhagat Singh, Shivaram Rajguru e Sukhdev Thapar.

File:National Martyrs Memorial Hussainiwala closeup.jpg

Memorial Nacional dos Mártires, Índia.

Singh continua sendo muito popular entre os indianos. Vários filmes de Bollywood foram feitos em sua homenagem. Há inclusive uma estátua de bronze sua no Parlamento da Índia.

Um jovem, porém um herói e um nacionalista. Singh possuía mais garra e fibra de herói do que Gandhi. É importante notar que a Independência da Índia, assim como todas as Independências e Revoluções, não foram obra de uma só pessoa. Singh contribuiu enormemente nos créditos que foram dados unicamente a Gandhi, cujos anseios por paz, não-violência e negociação, representavam uma saída calma e não-humilhante para o Imperialismo britânico dos problemas envolvendo a luta do povo indiano que enfrentava.




Mais informações





Nenhum comentário:

Postar um comentário