http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

domingo, 30 de setembro de 2012

O Papel do Indivíduo na História - Um Artigo de "The Red Phoenix"





Como os marxistas entendem as necessidades históricas, os ideologistas burgueses os acusam de negar o papel de individuos, de grandes pessoas, de líderes, na história. Tais acusações são infundadas. Embora marxistas entendam que individuos não podem com a vontade mudar o curso da história, nós também entendemos que o papel do individuo na sociedade não é, de forma alguma, pequeno.

Apenas o Marxismo demonstrou a real importância do individuo no desenvolvimento social e indicou as condições nas quais o individuo pode ter um papel importante na história. Um individuo faz história pelo seu trabalho, sua atividade política, sua razão e sua vontade, e quanto mais é o progresso social, maior é a influência do indíviduo na sociedade

Com o desenvolvimento da história, o aprofundamento e a extensão de tarefas históricas, e o progresso da ciência, da tecnologia e da cultura mais e mais pessoas participam em eventos históricos e cada individuo é parte do processo histórico e expande sua contribuição para a cultura espiritual e material. A atividade criativa do individuo é particularmente grande na sociedade socialista, onde há condições favoráveis para atividades e trabalho livre nas várias esferas da vida social.

Houve homens que agiram contrários a necessidade histórica e visaram voltar os ponteiros do relógio. Estes homens, expressando os interesses das classes reacionárias, inevitavelmente sofreram derrota junto da causa pelo qual lutaram. Um homem só pode ser verdadeiramente grande se ele dedica sua vida e suas energias ao progresso da sociedade, sem poupar um único esforço, trabalhando para o novo, para o progressista, e incansavelmente ajudando as classes avançadas da sociedade a introduzir um sistema progressista.

 Porque uma grande personalidade é capaz de cumprir tão dificeis tarefas? Qual é a fonte de sua força? A força de uma grande personalidade depende, acima de tudo, na força do movimento progressista que ele lidera e pelo qual luta. Um grande homem é grande porque ele entende o curso objetivo do processo histórico, vê os requerimentos do desenvolvimento da sociedade e sabe como satisfazer esses requerimentos, como melhorar a vida social. Uma grande personalidade é forte porque ele serve os interesses das classes avançadas, do povo, e portanto aproveita-se de sua confiança e apoio.

As qualidades pessoais de um grande homem não são de pequena importância. Apenas um homem com abilidades e qualidades pessoais incomuns - grande intelecto, energia inacabável, bravura - podem cumprir com as tarefas que a história lhe exige. Quanto maiores as qualidades pessoais de um grande homem corresponderem as necessidades sociais, mais notável e mais importante é seu papel na história.

Os líderes do proletariado e de todo o povo trabalhador, Marx, Engels e Lênin, foram grandes personalidades que deixaram uma grande marca na história. Eles eram líderes de um novo tipo, esplêndidos teóricos e organizadores do maior movimento do povo, o movimento revolucionário do proletariado. Eles possuiam bravura, grande convicção na justiça da causa comunista, amor pelo povo e ódio por seus inimigos. Eles eram interligados com o povo, os ensinaram e aprenderam com ele, aumentando sua rica experiência revolucionária.

Todo o desenvolvimento histórico mostra que, não importa o quão grande é um individuo ele é incapaz de determinar o curso da história. É o povo que faz história e as revoluções e produzem toda a riqueza espiritual e material da humanidade.

Fonte pelo qual PARCIALMENTE traduzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário