http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

domingo, 5 de agosto de 2012

Gamal Abdel Nasser sobre a Irmandade Muçulmana.

Gamal Abdel Nasser foi o primeiro Presidente do Egito Republicano.

Originalmente um jovem coronel do Exército do Egito - então sob uma monarquia - Nasser foi um dos articuladores do Golpe que derrubou o Rei Faruk, um déspota com políticas brandas com o Sionismo e que mantinha relações amistosas com o Ocidente, como a Inglaterra.

A Revolução de 1952, como foi chamada, levou o Movimento dos Oficiais Livres ao poder. Certo tempo depois, Nasser foi escolhido como Presidente do Egito.

Suas políticas foram radicais. Além da criação de políticas que ajudaram a população pobre, desenvolvetam a economia e estabeleceram a igualdade entre os sexos - ele nacionalizou o petróleo e o Canal de Suez, que levou a uma guerra com a Inglaterra e acabou com a vitória política do Egito.

Em um âmbito internacional, ele se mostrou um Pan-Árabe, um Antissionista e um Anti-imperialista. Aliou o Egito com o campo soviético. Ajudou a luta dos Palestinos contra Israel. Criou uma União não-duradoura com a Síria, a República Árabe Unida. Suas idéias inspiraram Muammar Gaddafi, da Líbia, e Hafez Al Assad, da Síria.

 Mesmo quando perdeu a Guerra dos Seis Dias, ainda é lembrado por muitos como "Líder dos Árabes" e sua imagem foi frequentemente mostrada na Praça Tahrir em 2011. Quando ele morreu, foi substituído por Anwar Al Sadat. Até hoje os árabes odeiam Sadat, que chegou a levar um Prêmio Nobel pela sua colaboração com Israel e os EUA. Acabou assassinado de tão odiado.




Mostro aqui um vídeo que prova seu carisma. Ele fala da Irmandade Muçulmana, um grupo radical islâmico baseado no Egito e que vive até hoje. A Irmandade era opositora de Nasser, que preferia uma política mais centrada nas questões árabes do que muçulmanas. Esse ano, Mohammed Mursi, o candidato da Irmandade, venceu as eleições para Presidente do Egito. E já fala em paz com Israel...


As legendas amarelas em inglês estão em cima do vídeo.





Neste vídeo ele faz um discurso e conta sobre quando ele se encontrou com o chefe da Irmandade Muçulmana e este disse que ele precisava fazer todas as mulheres do Egito usarem o véu na rua (o Egito de Nasser era um Estado laico e tinha cristãos inclusive).

Nasser disse que não podia, que era uma questão individual. E o líder da Irmandade disse que ele pode e deve, pois ele é o líder do país.

Então Nasser disse: "Senhor, você tem uma filha na Escola de Medicina, e ela não está usando o véu". "Você não consegue botar o véu em uma só mulher, que é sua filha, você quer que eu faça 10 milhões de mulheres usarem o véu??"

Acho interessante ver o vídeo. Mostra o carisma de Nasser, especialmente quando as pessoas o aplaudem.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário