- "O Futuro pertence ao Socialismo" (Die Zukunft gehört dem Sozialismus)
- Sempre pra frente, nunca pra trás (Vorwärts immer, rückwärts nimmer)
- "O Muro ficará de pé por 50 ou mesmo 100 anos, se as razões que o fazem permanecer não forem ainda removidas." - Honecker sobre o Muro de Contenção Antifascista em Berlim.
Nascido em 25 de Agosto de 1912, Erich Honecker nasceu filho de um carpinteiro na Alemanha - na época ainda sob o comando do Kaiser.
A uma jovem idade, entrou no KPD - o Partido Comunista Alemão, na época liderado por Ernst Thalmann, e o único Partido que podia peitar a crescente força dos nazistas. Foi também nessa época que viajou á URSS e lá recebeu treinamento.
Porém, o fascismo triunfou. Honecker foi preso em 1935 e trabalhou em colônias prisionais até a libertação da Alemanha pelas tropas soviéticas.
Se tornou amigo de Walter Ulbricht, primeiro Secretário-Geral do SED, o Partido Socialista Unificado da Alemanha. A esta altura já existia a República Democrática Alemã, RDA, Socialista. Honecker foi apontado líder da FDJ ("Juventude Livre Alemã" - a Juventude Comunista)
Conheceu Margot Feist, jovem deputada da Volkskammer (Câmara do Povo, o Parlamento), e com ela se casou. Em 1976, se torna Chefe de Estado da República Democrática Alemã.
Um Marxista-Leninista firme, em sua administração a Alemanha Oriental chega a ser a décima maior economia do planeta. Margot Honecker, sua esposa, se torna Ministra da Educação, chegando inclusive a ajudar a campanha de Alfabetização da Nicarágua.
Em 1986, a traição Gorbatchoviana começa a fincar raízes. É o começo da Perestroika. Fiel a suas convicções leninistas, Honecker resiste. Mas os inimigos do povo triunfam.
Honecker consegue se salvar da prisão por causa de sua saúde. Os Honecker então conseguem asilo no Chile, onde são muito bem recebidos graças ao apoio que deram ao povo chileno contra Pinochet.
Honecker morre em Santiago, em 1994.
O Blog AK-47 deseja as mais fortes e profundas honras a este grande revolucionário em seu aniversário de 100 anos.
O Comandante Fidel Castro e Honecker. Uma gravura de Lênin pode ser vista por trás.
Com Fidel e a Juventude.
Erich Honecker e Erich Mielke - valente comunista que lutou contra os nazistas na Guerra Civil Espanhola e se tornou líder da Stasi.
Erich Honecker se encontra com Angela Davis - ativista comunista norte-americana pelos direitos das mulheres e dos negros.
Os grandes comunistas Erich Honecker e Kim Il Sung.
Essa é uma história que muitos de nós já lemos na Infância.
Era uma vez uma família de três ursos. Eles viviam em uma casa, na floresta, onde não faltava nada. Um dia eles saíram por um tempo, e uma garotinha loira chamado Cachinhos Dourados entrou na casa dos ursos sem ser convidada. Lá ela sentou numa cadeira, comeu o Mingau que estava na mesa, e dormiu na cama... Até que os ursos voltam pra casa e a expulsam.
A imagem em cima é uma piada.
Mas, convenhamos que essa historinha tem MUITO a ver com nossos ideais ;)
"Cuidem deste arcebispo, destes
Jesuitas, destes outros padres e especialmente destes estrangeiros que estão arruinando a mente de nossas crianças. E se vocês gringos querem ajudar os comunistas e cortar ajuda militar, nós não precisamos de ajuda militar em 1932. E se nós tivemos de matar 30 mil em 1932, nós mataremos 250 mil hoje. - Roberto D'Aubuisson em um discurso a seus partidários da ARENA.
Roberto D'Aubuísson foi um major Salvadorenho. Treinado em comunicações pela Escola das Américas (a dizer, Escola de Assassinos) e anticomunista de carteirinha, ele fundou o Partido ARENA - Aliança Republicana Nacionalista - para servir de contraponto á crescente guerrilha de esquerda no país centro-americano.
Mas ele é mais lembrado por outras coisas:
D'Aubuisson é considerado o fundador de vários Esquadrões da Morte Salvadorenhos. Milhares de Salvadorenhos acusados de serem comunistas ou de servirem de base para militância social subversiva foram torturados e assassinados de forma truculenta por grupos renegados dentro do exército. Os Esquadrões da Morte receberam patrocínio principalmente dos grandes latifundiários, e durante toda a sua existência militares de patentes altas e médias foram cruciais em suas atrocidades.
O próprio D'Aubuisson participava de torturas - e vários prisioneiros políticos o chamavam de Major Soplete (Major Maçarico) - graças ao intenso uso dele de Maçaricos (de fogo) nas sessões de tortura.
Ele também foi acusado de matar Monsenhor Oscar Romero, um membro do clero católico. El Salvador era extremamente pobre e católico, e até setores mais conservadores da Igreja se botavam ao lado dos pobres contra a truculência do governo.
A oposição de Oscar Romero, se destacou, e ele foi morto por isso. Enquanto estava em uma missa. Graças a conversas gravadas, há um consenso geral do envolvimento de D'Aubuisson em sua violenta morte, inclusive de que ele teria feito uma rifa para dar dinheiro ao colega que o matasse primeiro, mas ele morreu antes que pudesse ser julgado. Um dos slogans de D'Aubuisson era "Sea un patriota, mate un cura" (Seja um patriota, mate um padre).
De fato, se você acha que certos conflitos entre direita e esquerda no Brasil foram violentos nos anos 60, você nunca esteve em El Salvador durante a Era Reagan. Neste período, a Nicarágua tinha se tornado Revolucionária e os comunistas salvadorenhos se armavam na Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) para repetir o Sandinismo em El Salvador.
Mas os problemas vieram muito antes dos anos 70. El Salvador, um país centro-americano, era absolutamente agrícola e sua política era dominada por Barões do Café que agiam como Senhores Feudais. Em 1932, Agustin Farabundo Martí, um sindicalista membro do Partido Comunista Salvadorenho, liderou uma revolta de fazendeiros indígenas contra Maximiliano Hernandez. General do exército, Hernandez tinha chegado ao poder via golpe em 1931 e mantinha uma forte admiração pelo crescente fascismo na época. A revolta teve amplo apoio popular, mas foi esmagada de forma violenta pelo governo. 30 mil rebeldes foram massacrados. Considerando o tamanho do país, somado ao fato de que era agrícola (logo, sem grande população) e que países tinham pequenas populações na década de 30, foi quase um genocídio.
Hernandez foi derrubado em 1944. Se refugiou em Honduras, onde foi morto pelo seu motorista, filho de um dos muitos mortos pela sua revolta.
Farabundo Martí, morto na revolta, se tornou a principal inspiração para a FMLN - que era simplesmente uma união entre várias outras guerrilhas e organizações de esquerda, incluindo o PC Salvadorenho.
Por um lado, o FMLN apoiado por Cuba Revolucionária e Nicarágua Sandinista. Por outro, os militares e Esquadrões da Morte de El Salvador e o apoio milionário que eles recebiam dos EUA. A guerra civil tinha começado.
Romero não foi o único missionário a sofrer por sua defesa dos pobres. Quatro freiras americanas trabalhando em El Salvador - Maura Clarke, Ita Ford, Dorothy Kazel e Jean Donovan - foram sequestradas por membros de esquadrões da morte. Seus corpos mutilados e com indicios de violência sexual foram encontrados mais tarde.
O acontecimento causou furor nos Estados Unidos, embora Jeanne Kirkpatrick - secretária da admnistração Reagan - tenha dito na ONU que essas freiras eram "ativistas políticas". Kirkpatrick, uma sionista de carteirinha, tinha sido crucial no apoio de Reagan a violentas ditaduras anticomunistas no Terceiro Mundo.
Crimes horríveis, sem duvida. Mas preparem seus corações e seus estômagos porque o pior está por vir: El Mozote
...
Em 1981, o Batalhão Atlacatl - uma unidade do Exército Salvadorenho, entrou no vilarejo de El Mozote. Massacrou centenas de pessoas, a maioria mulheres e crianças. Entre 200 e 1000 pessoas foram mortas, geralmente por decapitação.
O Batalhão era treinado pelos Estados Unidos, via a Escola das Américas. E agiu por ordens diretas do seu Comandante, o Coronel Domingo Monterosa
Como o conflito era extremamente danoso para a direita radical na América Central e as notícias do massacre iriam minar a credibilidade do regime salvadorenho, a administração Reagan tratou de negar o massacre e considerá-lo produto de "propaganda dos comunistas". Porém, a medida que eram achadas mais ossadas e a medida que as investigações foram avançando, não restou dúvidas - foi o Exército.
Este naõ foi o último crime do Batalhão. 9 anos depois eles mataram 6 padres jesuítas, a empregada deles e a filha dela. Nos anos 90, com os acordos de paz entre o governo e o FMLN, o Batalhão foi finalmente extinto.
...
Contando com forte apoio popular e possuindo uma força militar considerável, o FMLN continuou guerreando. Chegou a controlar 1/4 do país e parte da capital. Porém, decidiram negociar com o governo. Os acordos trouxeram o fim aos Esquadrões da Morte, aos massacres e a violência e trouxeram justiça e - embora El Salvador continue sendo muito miserável - a Paz. O FMLN depôs as armas e se tornou Partido político. Em 2009, graças ao tamanho apoio popular (em parte, adquirido dos anos de luta guerrilheira) o FMLN ganha as eleições e se torna novo governo do país.
A epopéia de El Salvador nos ensina algumas coisas. Primeiramente, Stálin estava certo. Não se pode ter pena de inimigos da Revolução. Certo, ás vezes nós, comunistas, somos cruéis, mas nós precisamos ser cruéis - se formos molengas acabaremos tendo problemas com gente mais cruel e mais violenta ainda. É preferível uma só Polícia Secreta mandando assassinos e bandidos para Gulags do que centenas de Esquadrões da Morte executando inocentes por diversão. O melhor direitista radical é aquele morto e enterrado de cabeça pra baixo com formigas e vermes na boca.
Cartaz revolucionário do Partido Comunista Cubano (PCC)
Mulheres das heróicas Forças Armadas Revolucionárias (FAR) Cubanas.
Um "Comitê de Defesa da Revolução" (CDR). Esta rede de comitês mobiliza o povo cubano na luta contra os seus inimigos.
Já esta imagem eu não preciso comentar.
...
Francamente, cubanos anticastristas armados pela CIA são a
coisa mais patética que existe. São mais de 50 anos recebendo ajuda militar
milionária do país mais rico e poderoso militarmente do mundo e eles jamais
sequer tocaram em Castro, que mora em uma Ilha e não esconde seu paradeiro
nela. Todo mundo sabe que Fidel vive a maior parte do tempo em Havana, uma
cidade relativamente pequena e a um punhado de horas de distância da Flórida.
Houveram quase 700 tentativas de matá-lo e foram todas por água abaixo.
Nem mesmo atentados á bomba num período em que o país estava em grave crise
econômica e dependia bastante do Turismo o derrubaram. Nem mesmo pequenos
grupos guerrilheiros de oposição, somados com mais ataques terroristas, no
próprio território cubano, nos anos seguintes á Revolução - quando ela ainda
dava seus primeiros passos na política do país e logo estava fraca - derrubaram
a Revolução em Cuba.
Nem mesmo milhares de opositores, armados até os dentes de forma bem direta
pelos Estados Unidos (e com certo apoio militar destes), que desembarcaram na
Baía dos Porcos em um período em que a Revolução sequer recebia apoio soviético, derrubaram Cuba. Foram derrotados em 3 dias.
E reparem que eu ainda nem comecei a falar do Embargo.
Eles só conseguem arranhar o Socialismo em Cuba com um ato criminoso e brutal como o ataque a bomba do assassino Luis Posada Carrilles contra um avião em 1976 (que deixou 78 mortos, todos inocentes) e quando isso acontece eles recebem rejeição
completa do povo que dizem defender.
É interessante que a CIA consegue, em questão de meses, dar um golpe no Brasil em 1964 - com um tamanho colossal no hemisfério sul e mais de 150 milhões de habitantes - mas não consegue fazer nada contra uma Ilha tão próxima durante 53 anos.
"El Ministerio de Agricultura estima que las exportaciones de Siria para el
2012 oscilarán entre 250 mil a 290 mil toneladas de cítricos." "Siria ocupa el tercer lugar en la producción cítricos a nivel árabe, superada
solo Egipto y Marruecos, mientras se encuentra en el vigésimo puesto a nivel
mundial."
"Las acciones continúan este jueves en áreas de Saif al-Daula y al Sukari,
hacia donde algunos irregulares escaparon tras la arremetida de las fuerzas
gubernamentales.'' "En la zona de Mayer, en la misma provincia, efectivos del EAS atacaron un
depósito de logística usado por los grupos insurgentes, destruyendo siete
vehículos cargados de armas y eliminando a varios efectivos." "También se registran enfrentamientos en otras áreas del país entre bandas
armadas y unidades gubernamentales." "En un área rural de Latakia, cerca de la aldea de al-Qasatel, a 348 al
noroeste de la capital, ocurrió un choque en el que perdieron la vida varios
insurgentes y fue destruida la técnica de combate que utilizaban, incluidos
vehículos de transporte." "Asimismo en Salma, en esa provincia, fue desactivado un centro de
comunicación y de mando usado por las bandas, indicó la agencia SANA." "En Homs, a 162 kilómetros de Damasco, perecieron varios armados y fueron
ocupados cuatro artefactos explosivos en la zona de al-Yuret Shayah."
"La derrota del Ejército Sirio Libre (ESL) en Salahuddin ha dejado un semblante
pesimista en los milicianos. Uno de ellos, el jefe de la brigada Nur el Haqq del
ESL, reconoció que el Ejército regular progresa de forma continua y que es
“difícil para el ESL contrarrestar este avance debido a los francotiradores que
se encuentran por todas partes”.
"El corresponsal de la agencia constata un cambio de humor entre los
milicianos. “Mientras que ellos bebían té la pasada semana bajo los parasoles de
las calles de Alepo, ahora están a la búsqueda de refugio en los edificios
abandonados y corren en todas las direcciones para escapar a los disparos”. El
periodista de Reuters vio a dos hombres gritar de dolor y sangrar tras ser
alcanzados por el obús de un tanque. Un médico del lugar señala que en lo que a
él respecta recibe como media cada día cinco cadáveres y 25 heridos para
tratamiento."
"Y otro reconoce que los radicales, en gran medida extranjeros, no obedecen
absolutamente las órdenes del ESL. “Ellos son extremistas. Quieren destruir
todos los símbolos del Estado, incluso las escuelas”, explica el comandante Abu
Bakr a Reuters."
MOSCOU, 8 Ago 2012 (AFP) -Um general russo reformado desmentiu nesta quarta-feira a informação segundo a qual teria sido assassinado por insurgentes na Síria durante uma operação contra os chefes encarregados da segurança do presidente Bashar al Assad. Vladimir Kuyev fez o desmentido durante uma coletiva de imprensa realizada no ministério da Defesa em Moscou e transmitida pela televisão. Um vídeo no YouTube indicou que os combatentes do Exército Sírio Livre teriam matado um general russo identificado como Vladimir Kujev, que ocupava um posto de conselheiro no ministério sírio da Defesa.
Gamal Abdel Nasser foi o primeiro Presidente do Egito Republicano.
Originalmente um jovem coronel do Exército do Egito - então sob uma monarquia - Nasser foi um dos articuladores do Golpe que derrubou o Rei Faruk, um déspota com políticas brandas com o Sionismo e que mantinha relações amistosas com o Ocidente, como a Inglaterra.
A Revolução de 1952, como foi chamada, levou o Movimento dos Oficiais Livres ao poder. Certo tempo depois, Nasser foi escolhido como Presidente do Egito.
Suas políticas foram radicais. Além da criação de políticas que ajudaram a população pobre, desenvolvetam a economia e estabeleceram a igualdade entre os sexos - ele nacionalizou o petróleo e o Canal de Suez, que levou a uma guerra com a Inglaterra e acabou com a vitória política do Egito.
Em um âmbito internacional, ele se mostrou um Pan-Árabe, um Antissionista e um Anti-imperialista. Aliou o Egito com o campo soviético. Ajudou a luta dos Palestinos contra Israel. Criou uma União não-duradoura com a Síria, a República Árabe Unida. Suas idéias inspiraram Muammar Gaddafi, da Líbia, e Hafez Al Assad, da Síria.
Mesmo quando perdeu a Guerra dos Seis Dias, ainda é lembrado por muitos como "Líder dos Árabes" e sua imagem foi frequentemente mostrada na Praça Tahrir em 2011. Quando ele morreu, foi substituído por Anwar Al Sadat. Até hoje os árabes odeiam Sadat, que chegou a levar um Prêmio Nobel pela sua colaboração com Israel e os EUA. Acabou assassinado de tão odiado.
Mostro aqui um vídeo que prova seu carisma. Ele fala da Irmandade Muçulmana, um grupo radical islâmico baseado no Egito e que vive até hoje. A Irmandade era opositora de Nasser, que preferia uma política mais centrada nas questões árabes do que muçulmanas. Esse ano, Mohammed Mursi, o candidato da Irmandade, venceu as eleições para Presidente do Egito. E já fala em paz com Israel...
As legendas amarelas em inglês estão em cima do vídeo.
Neste vídeo ele faz um discurso e conta sobre quando ele se encontrou com o chefe da Irmandade Muçulmana e este disse que ele precisava fazer todas as mulheres do Egito usarem o véu na rua (o Egito de Nasser era um Estado laico e tinha cristãos inclusive).
Nasser disse que não podia, que era uma questão individual. E o líder da Irmandade disse que ele pode e deve, pois ele é o líder do país.
Então Nasser disse: "Senhor, você tem uma filha na Escola de Medicina, e ela não está usando o véu". "Você não consegue botar o véu em uma só mulher, que é sua filha, você quer que eu faça 10 milhões de mulheres usarem o véu??"
Acho interessante ver o vídeo. Mostra o carisma de Nasser, especialmente quando as pessoas o aplaudem.
"Juventude - Avançar na luta por um campo polonês feliz e socialista!"
"Não dê a terra aos Latifundiários" "Não dê fábricas e minas aos capitalistas!"
"Unidade do Movimento dos Trabalhadores" "A Aliança Operário-Camponesa" (1 de Maio)
Traga a produtividade á nossa terra natal
"Viva a Aliança Operário-Camponesa!" (Cartaz do Primeiro de Maio)
"Venha! Junte-se a nós!"
"Trabalhe e colabore com a produção!"
"Estudantes! Trabalhamos por vocês e os esperamos!"
"Os Soldados Soviéticos e Poloneses trouxeram liberdade á nossa pátria." (SEGUNDA GUERRA)
"Viva os Libertadores"
Este pôster faz uma alusão da derrota do Nazismo em 1945 com a Vitória Polonesa na Batalha de Grunwald, em 1410 - na qual tropas Polonesas e Lituanas venceram decisivamente os Cavaleiros Teutônicos - Ordem Cruzada de origem Germânica.
Pôster sobre a coleta de cereais nas fazendas coletivas
"Em guarda"
"Preservando a vida pacífica da Nação.'
Cartaz de Alistamento.
"A alegria e felicidade dos Pais."
"Comunismo - é o poder soviético mais a eletricidade" (diga-se de passagem, esta é uma frase de Lênin)
"Na unidade e no trabalho - vença a batalha pela paz."
"O que você fez para o Plano?" (de industrialização)
Pôster sobre o Plano de Seis Anos - plano de industrialização baseado nos Planos Quinquenais Soviéticos
P
Outro sobre o Plano de 6 anos
"Força construida pelos Poloneses."
Outro sobre o Plano de 6 anos.
"Nosso trabalho é a grande riqueza da nação" (Pôster do Primeiro de Maio)
Lembre-se do trabalho das mulheres para a paz e a prosperidade da pátria!
Comparação entre Socialismo e Capitalismo.
Mais três sobre o Plano de 6 Anos - um triunfo para a economia socialista polonesa.
"Construir o Socialismo é o nosso Orgulho."
"Materiais Soviéticos certificam o desenvolvimento de nossa indústria e construção."
"Construindo uma pátria polonesa socialista de trabalhadores livres." (Pôster do Primeiro de Maio)
"A unidade operária é o fundamento de luta e liberdade na Polônia."