http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

Homenagem ao Camarada Stalin nos 59 anos de sua morte.

Mulher carrega retrato do ex-ditador soviético Josef Stalin em sua cidade natal, Gori. Dezenas de comunistas georgianos se reuniram nesta segunda para relembrar o 59º aniversário de sua morte   (Foto: David Mdzinarishvili/Reuters)





Hoje, 5 de Março, fazem 59 anos da morte do Camarada Stalin - Pai dos povos, terror dos canalhas.


A seguir, alguns vídeos que estou postando em sua homenagem: Seu Funeral, e uma homenagem do Partido Comunista da Argentina.

Depois, alguns artigos do PCB em 1953 e um discurso de Molotov, sobre a morte de Stalin (presentes no Arquivo Marxista na Internet)



COMUNICADO DO COMITÊ NACIONAL DO PCB SOBRE A MORTE DO CAMARADA STALIN.

À CLASSE OPERARIA, AO POVO BRASILEIRO
Cidadãos! Trabalhadores!
Imensa desgraça caiu sobre toda a humanidade. Morreu o grande Stálin. Cessou de bater o coração generoso que sempre pulsou pelos explorados e oprimidos do mundo inteiro. Deixou de trabalhar o cérebro genial que durante mais de três décadas iluminou o caminho da libertação dos povos. Nenhum homem fez tanto pela humanidade. Ao lado de Lênin, foi o chefe da maior revolução da história, a Grande Revolução Socialista de Outubro, que marcou o início do desmoronamento do capitalismo e da liquidação da exploração do homem pelo homem. Foi o construtor do socialismo, artífice da vitória dos povos na guerra contra o fascismo, o defensor da independência e da soberania dos povos, o arquiteto do comunismo. Stálin foi o maior defensor da paz e da felicidade do homem.
Ninguém até hoje foi tão amado pelo povo. Milhões e milhões de homens simples, em todos os recantos do mundo, ouviam a sua voz, seguiam seus sábios ensinamentos. Seu nome era a certeza da vitória.
O povo brasileiro chora a perda irreparável do seu maior amigo. O desaparecimento do grande Stálin atinge dolorosamente os trabalhadores e todos os homens honestos de nossa Pátria.
O Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil, ante tão profundo golpe, chama a classe operária, todos os explorados e oprimidos, todos os trabalhadores, os camponeses, as mulheres, os jovens, chama todos os que querem a paz, defendem a cultura, amam sua Pátria e a liberdade, a expressarem os seus sentimentos de pesar pelo falecimento do grande Stálin e reverenciarem a sagrada memória daquele que deu sua vida à causa da paz, da felicidade e do bem-estar dos povos.
Concidadãos! Trabalhadores!
De toda parte — das fábricas, minas, usinas, fazendas, escolas, navios, bairros, vilas e povoados — enviemos mensagens e telegramas de pesar. Realizemos assembléias, atos públicos, paradas em locais de trabalho e outras formas de manifestação em homenagem à memória do companheiro de armas e continuador genial da obra de Lênin. Que de todos os recantos do país se levante um amplo e poderoso movimento que traduza o sentimento de dor e de pesar de todo o povo brasileiro.
Honremos a memória gloriosa de Stálin. Ergamos bem alto a bandeira da Paz, das liberdades e da independência nacional. Saibamos intensificar a luta sem quartel contra os incendiários de guerra.
O Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil proclama mais uma vez sua decisão inabalável de apoiar sem reservas a União Soviética. O Comitê Nacional reafirma o juramento sagrado de que o nosso povo jamais fará a guerra à Pátria do Socialismo.
Os povos serão vitoriosos na luta por um futuro mais belo e radioso. Empunhando a bandeira do grande Stálin encontra-se o invencível Partido Comunista da União Soviética e seu Comitê Central stalinista.
Glória eterna ao grande Stálin!
Rio, 6 de março de 1953.
O COMITÊ NACIONAL DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL.

CARTA ABERTA SOBRE O FALECIMENTO DO CAMARADA STÁLIN

Aos Dirigentes e Militantes do Partido. À Classe Operária. Aos Trabalhadores. Amigos do PCB
Camaradas e amigos!
Perdemos nosso pai querido, nosso mestre amado, o maior amigo de nosso povo, o venerado camarada Stálin. O coração generoso que sempre pulsou pelos trabalhadores e pelos povos oprimidos deixou de bater para sempre. O cérebro genial que durante mais de três décadas iluminou o caminho da libertação dos povos deixou de trabalhar. Perdemos o grande comandante, o sábio e provado mestre na arte de dirigir e conquistar vitórias para o povo. Perdemos o porta-estandarte da paz. Perdemos o guia e chefe da luta pela liberdade e independência dos povos oprimidos. Perdemos o maior gênio que a humanidade produziu.
Nunca foram tão grandes nossas responsabilidades. O desaparecimento do camarada Stálin exige de todos os comunistas multiplicar seus esforços para converter em realidade viva os ensinamentos do camarada Stálin ao nosso Partido. Fortalecer o Partido, unir e organizar a classe operária, despertar as massas camponesas, pôr em movimento todo o profundo sentimento de paz de nosso povo — são as tarefas que precisamos realizar. Saibamos pôr em tensão e mobilizar todas as nossas forças para erguer bem alto a bandeira das liberdades democráticas, da independência nacional e da democracia popular, a bandeira que nos indicou Stálin.
O camarada Stálin morreu aos 73 anos de idade, tendo dedicado 58 anos de sua preciosa vida à causa da emancipação da classe operária, à causa dos povos nacionalmente oprimidos, à causa sagrada da revolução. Companheiro de armas do grande Lênin, seu melhor discípulo e continuador de sua obra, Stálin, durante mais de meio século, dedicada e abnegadamente, conduziu ininterruptamente e com sabedoria e vontade inflexível a grande luta revolucionária por uma existência livre e feliz para o homem que trabalha.
Nenhuma dificuldade nem infortúnio, nem as prisões, nem as torturas, nem a vida dura e difícil da clandestinidade sob o terror brutal do tzarismo. nada neste mundo pôde dobrar a vontade de ferro de Stálin, pôde obrigar Stálin a abandonar o caminho que escolheu de fiel homem de Partido e de lutador revolucionário proletário.
Desde o começo de sua vida de revolucionário, o camarada Stálin orientou suas atividades no sentido de construir um poderoso Partido marxista revolucionário, no sentido de elevar a consciência de classe do proletariado. O camarada Stálin compreendeu muito jovem que o triunfo da Revolução é impossível sem um Partido revolucionário do proletariado, intransigente diante dos oportunistas, "esquerdistas" e capituladores, revolucionário diante dos inimigos dos trabalhadores e diante do Poder das classes exploradoras, indissoluvelmente ligado às massas. Com o grande Lênin, o camarada Stálin ressaltou sempre o papel dirigente da classe operária na Revolução e lutou infatigavelmente pela conquista dessa hegemonia e, fundamentalmente, pela aliança operário-camponesa, como força indispensável ao triunfo dos trabalhadores na luta contra todos os opressores e exploradores.
Ao lado do grande Lênin, à frente do glorioso Partido Bolchevique, o camarada Stálin dirigiu a classe operária nas condições difíceis da luta clandestina na Rússia tsarista e a conduziu à vitória histórica da Revolução Socialista de Outubro, à implantação da ditadura do proletariado, à derrota da intervenção estrangeira e ao restabelecimento pacífico da economia nacional da Rússia Soviética. Depois, já sem Lênin, o camarada Stálin, numa luta tenaz e intransigente contra os traidores trotskistas, zinovievistas e bukharinistas, contra os portadores de toda espécie de desvios nacionalistas, contra os oportunistas e capituladores, defendeu a pureza da teoria marxista-leninista, defendeu e reforçou a unidade do Partido, conduziu o Partido, a classe operária e os camponeses trabalhadores à vitória do socialismo na União Soviética, vitória de significação histórico- mundial.
Muito jovem, o camarada Stálin disse que se filiava à corrente dos marxistas criadores, aos marxistas autênticos que dominam a essência da teoria marxista e tomam esta teoria como um guia para a ação revolucionária. Na luta contra os inimigos do marxismo-leninismo, Stálin não somente conservou a herança de Marx e Lênin, mas a enriqueceu de forma genial. Grande organizador e revolucionário prático, o camarada Stálin sempre lutou, na teoria, na estratégia e na tática da luta revolucionária de massas, por uma linha marxista-leninista conseqüente e pela mais absoluta fidelidade às idéias imortais da teoria do proletariado revolucionário, idéias pelas quais Marx, Engels, Lênin e ele próprio deram o mais precioso de suas vidas.
Ao grande Stálin deve a humanidade a vitória dos povos sobre a barbárie fascista, vitória sem precedentes na história dos povos, que abalou até aos alicerces o mundo capitalista e permitiu a centenas de milhões de seres humanos sacudir o jugo opressor do imperialismo. Desde a China e a Coréia até à Tchecoslováquia e à Hungria, surgiram, assim, novas "brigadas de choque" do movimento revolucionário e operário mundiais. Por isso, é agora para nós mais fácil lutar e o trabalho rende mais.
Graças a Stálin, uma poderosa frente da paz, da democracia e do socialismo surgiu e se fortalece sem cessar, agrupando em torno da União Soviética os povos livres numa família unida e fraternal. Graças à política de paz leninista-stalinista da União Soviética, pela primeira vez na história da humanidade, criou-se um gigantesco movimento de todos os povos em defesa da paz, com o objetivo de salvar a humanidade de uma nova guerra mundial, de refrear e isolar os provocadores de guerra, de eliminar a tensão internacional e garantir a colaboração pacífica dos povos.
O gênio de Stálin e sua vontade férrea guiaram as forças do campo da democracia e da paz, dirigido pela União Soviética, asseguraram os grandes êxitos que impediram o desencadeamento de uma terceira guerra mundial e permitiram aos povos continuar avançando no caminho da paz, da liberdade e da independência, sem a carnificina que almejam e preparam os monstros imperialistas americanos.
Se é imensa a dívida dos trabalhadores do mundo inteiro ao grande Stálin, são particularmente os povos oprimidos pelo imperialismo que sentem, com a morte do camarada Stálin, que perderam seu maior amigo, o maior defensor da liberdade e da independência dos povos. O grande Stálin foi, para todos os povos nacionalmente oprimidos, o mestre genial, que traçou, com clareza excepcional, o caminho da luta vitoriosa pela independência das nações — corpo de doutrina e conjunto de idéias que realizou na prática com a construção do primeiro Estado multinacional, a poderosa União Soviética, onde os povos de todas as nacionalidades anteriormente oprimidas pelo tzarismo vivem hoje como povos livres e fraternalmente unidos ao grande povo russo, desenvolvendo livremente suas respectivas culturas nacionais e avançando rapidamente no caminho do comunismo.
Os geniais trabalhos do camarada Stálin sobre a questão nacional e colonial, sobre os problemas da revolução chinesa e seus ensinamentos magistrais a todos os povos que lutam pela independência nacional, inclusive seu recente e genial discurso no XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, constituem um legado precioso, que jamais será olvidado pelos povos dos países coloniais e dependentes. A memória gloriosa do grande Stálin permanecerá eternamente viva no coração dos comunistas brasileiros, da classe operária do Brasil e do nosso povo que, armados com seus sábios ensinamentos e dirigidos pelo Partido Comunista, lutarão de agora em diante com um vigor crescente pela paz entre os povos e pela independência nacional, contra os incendiários de guerra americanos e os traidores nacionais que vendem o Brasil aos imperialistas ianques.
O último legado de Stálin, seu discurso ao XIX Congresso, é uma bandeira e um programa de luta. Nosso dever é erguer bem alto esta bandeira, é aumentar nossa vigilância e combatividade na luta em defesa da paz, contra todos os arreganhos guerreiros dos imperialistas americanos.
Os incendiários de guerra e todos os seus lacaios avaliam perfeitamente o que significa para os povos amantes da paz a perda do camarada Stálin. Os inimigos da humanidade não pouparão esforços para lançar a confusão e o pânico em nossas fileiras, serão capazes de todas as provocações, na esperança de conseguir dar alguns passos no caminho do desencadeamento de uma nova guerra mundial. Precisamos compreender que o perigo existe, a fim de nos mantermos vigilantes, elevando bem alto a grande bandeira da causa da paz, que foi durante tantos anos empunhada com firmeza e constância inabaláveis pelo camarada Stálin.
É o que fazem os trabalhadores do mundo inteiro, com os olhos fitos nos povos da URSS e no grande Partido Comunista da União Soviética, que nos dão, neste momento de luto e de dor, um novo exemplo de serenidade e firmeza. "A União Soviética — disse o camarada Malênkov nos funerais do grande Stálin — defendeu invariavelmente e continua defendendo a causa da paz, pois seus interesses estão intimamente ligados à causa da paz no mundo inteiro". As forças da paz estão vigilantes e são ilimitadas, farão ruir quaisquer provocações dos incendiários de guerra.
Em nosso país cresce igualmente a ameaça de guerra. Contra a manifesta vontade da maioria da nação, a Câmara dos Deputados acaba de aprovar o "Acordo Militar" com os Estados Unidos, enquanto no Senado Federal, com o aplauso ostensivo do sr. Vargas, são tomadas novas medidas que visam à entrega do petróleo brasileiro à Standard Oil. O governo de traição de Vargas continua a venda do país aos monopólios ianques, e não vacilará em desencadear a mais sanguinária reação contra o povo a fim de atender às exigências de seus patrões, que querem o sangue de nossa juventude para a guerra. Para os latifundiários e grandes capitalistas serviçais do imperialismo, que governam o Brasil, uma nova guerra mundial é a saída que almejam, na esperança de bons negócios. Incapaz de resolver os problemas mais sérios e urgentes, como o da carestia da vida que torna cada vez mais insuportável a vida das grandes massas trabalhadoras, de dar uma solução humana à tragédia imensa da seca que assola vasta região do país, o governo de Vargas atira-se contra o povo e será capaz de todos os crimes para atender às ordens de seus patrões norte-americanos.
O povo brasileiro, no entanto, é muito mais poderoso que o bando sinistro desse governo de traição nacional. Saibamos unir nossas forças, porque unidos poderemos preservar a paz, defender as liberdades. Lutemos com firmeza pelo pão para os trabalhadores e elevemos a bandeira da luta pela independência nacional. Neste momento, é este o nosso maior dever. É esta a maneira de prestarmos ao camarada Stálin, à sua memória imortal, a nossa maior homenagem. Com o seu nome nos lábios, reafirmemos nossa vontade de paz, exijamos a não ratificação do "Acordo Militar" com os Estados Unidos, defendamos o petróleo, exijamos medidas práticas e imediatas contra a carestia da vida e de socorro eficiente aos nossos irmãos do Nordeste. Com o nome do camarada Stálin nos lábios, intensifiquemos nossa luta pela independência nacional e por um governo democrático popular.
Para isso é indispensável que na própria luta reforcemos o nosso Partido Quantitativa e qualitativamente.
O Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil determina por isso que em homenagem à memória do camarada Stálin, seja feito por todo o Partido um esforço organizado no sentido de ganhar para as fileiras do Partido os melhores combatentes da classe operária, os melhores filhos do nosso povo. É aberta uma grande campanha de recrutamento de âmbito nacional — RECRUTAMENTO STÁLIN. Baseados nos ensinamentos do "Recrutamento do 30° aniversário do PCB" todas as organizações do Partido devem traçar seus planos de recrutamento de novos militantes, devem concentrar seus planos no recrutamento de operários de grandes empresas, de assalariados agrícolas das usinas de açúcar e de camponeses nas grandes concentrações de massas camponesas. Com o RECRUTAMENTO STÁLIN façamos de cada fábrica uma cidadela do Partido. O camarada Stálin disse repetidas vezes que a tática dos bolcheviques é a tática das grandes empresas, é a tática dos autênticos proletários. Todas as organizações do Partido devem planificar e realizar a organização de novas células de empresas, devem tomar imediatamente todas as medidas práticas necessárias e controlar sistematicamente sua fiel execução.
A fim de realizar esta campanha de recrutamento, todos os comunistas e todas as organizações do Partido devem fazer esforços redobrados no sentido de levar às massas, por todas as formas, o nome imortal de Stálin. Por meio de palestras, conferências, comícios, atos públicos de toda espécie, etc., fazer com que as massas compreendam a grandeza de Stálin, convidando-as simultaneamente para que venham engrossar as fileiras do nosso Partido.
Com esse objetivo, deve o Partido iniciar uma campanha nacional para obtenção de centenas de milhares de assinaturas em homenagem à memória de Stálin. Reunidas em livro — HOMENAGEM DO POVO BRASILEIRO AO GRANDE STÁLIN — essas assinaturas permitirão à classe operária e a todo o nosso povo manifestar seu amor a Stálin e sua solidariedade aos povos da União Soviética neste momento de dor.
Tarefa fundamental, neste momento, consiste em difundir o mais amplamente possível entre as massas a palavra de ordem lançada pelo nosso Partido em 1946 — "O povo brasileiro jamais fará guerra à União Soviética".
Fazer esforços para colocar nosso Partido à altura das tarefas que deve realizar, elevar o nível político e ideológico de suas fileiras é a grande homenagem que nos cabe render à memória imortal e gloriosa do camarada Stálin. Mais do que nunca precisamos aprender com Stálin. Aprender com Stálin significa construir nosso Partido à imagem e semelhança do Partido Comunista da União Soviética. Aprender com Stálin, significa sermos modestos e firmes. Aprender com Stálin significa ser fiel e honrado com o Partido. Aprender com Stálin, significa ter fé no povo e amar o povo. É fazer uma luta sem quartel aos traidores e capituladores que se infiltram em nossas fileiras. É ser intransigente para com os inimigos da União Soviética. É ser refratário a toda sombra de pânico. É ser vigilante. É elevar a vigilância revolucionária em nossas fileiras. É ser patriota e ser internacionalista. É ligar mais o Partido às massas. É velar pela unidade de nosso Partido como a menina dos nossos olhos — unidade em torno do Comitê Nacional e do camarada Prestes.
O Comitê Nacional do PCB, em homenagem à memória imortal de Stálin e com o objetivo de elevar cada vez mais o nível político e ideológico de todos os comunistas, determina o estudo obrigatório da biografia do camarada Stálin, como tarefa imediata de todos os militantes. Determina igualmente que em todo o Partido seja intensificado o estudo da "História do Partido Bolchevique" e que todos os militantes estudem os dois volumes das "Obras" do camarada Stálin, já publicados. Determina ainda que seja feita a maior difusão dos trabalhos de Stálin entre as massas.
Aos trabalhadores amigos do Partido! Aos operários combatentes e fiéis à causa de sua classe!
Camaradas e amigos! Ingressai no Partido Comunista em homenagem à memória do grande chefe da classe operária. Vinde ao Partido Comunista, vinde ao Partido de Prestes! O Partido Comunista do Brasil necessita de milhares de novos membros entre a classe operária a fim de poder realizar com êxito sua histórica missão. Não há maior título, nada superior para um trabalhador que pertencer ao Partido de vanguarda de sua classe, ao Partido de Prestes, fiel à memória de Stálin, que procura aplicar no Brasil as idéias do grande Stálin para alcançarmos a libertação de nosso povo do jugo imperialista, a fim de abrir o caminho para uma vida feliz, para a nova sociedade socialista.
Camaradas trabalhadores, sede vigilantes! Os incendiários de guerra procuram intensificar seus planos sinistros, vinde ocupar vosso lugar no Partido Comunista a fim de participar ativamente de nossa luta no sentido de esclarecer as grandes massas de nosso povo para que não sejam envolvidas na trama guerreira dos imperialistas americanos e lutem até o fim pela paz. É este o legado de Stálin que todos os trabalhadores saberão honrar. Camaradas trabalhadores! Erguei bem alto a bandeira que o camarada Stálin nos indicou, a bandeira da paz, das liberdades e da independência nacional.
Glória eterna ao grande Stálin! Sejamos fiéis discípulos de Stálin! Sejamos combatentes stalinistas! Sejamos dignos dos ensinamentos e da confiança que o camarada Stálin depositava em nosso Partido, em nosso Comitê Nacional e no camarada Prestes! Mostremos na prática a força de nosso sentimento internacionalista, nossa fidelidade à causa vitoriosa do proletariado, reafirmando com novo vigor nossa dedicação sem limites ao grande Partido de Lênin e Stálin, ao seu sábio Comitê Central stalinista, e ao seu chefe, o camarada Malênkov, fiel companheiro de armas do grande Stálin.
Março de 1953.
Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil.

ERGAMOS BEM ALTO A BANDEIRA DE STALIN - L.C Prestes

Iosif Vissarionovitch Stálin, o nosso querido camarada Stálin, não mais existe.
Neste momento, de dor imensa e profunda, meus pensamentos se dirigem para as grandes massas de nosso povo, para os trabalhadores das cidades e do campo, para todos os brasileiros que almejam uma pátria livre e progressista, dirigem-se particularmente para os jovens e as crianças de nossa terra a que sempre desejamos um futuro feliz e radioso, bem diferente da dura realidade dos dias de hoje.
É imensa e irreparável a nossa perda. Para todos nós a vida do camarada Stálin simbolizava esse futuro feliz e radioso, significava a certeza nesse mundo diferente por que lutamos, em que os homens se verão definitivamente livres da exploração pelo próprio homem.
Sentíamo-nos fortes porque tínhamos Stálin.
A morte do camarada Stálin é, por isso, uma perda excepcionalmente pesada, não apenas para os povos da União Soviética, mas também para os trabalhadores do mundo inteiro, para toda a humanidade progressista.
Com o falecimento do camarada Stálin perdemos nós, comunistas, o nosso melhor amigo e camarada, perdemos o guia seguro e o mestre incomparável. Mas não é apenas aos comunistas que afeta essa perda irreparável. Compreendo e avalio a dor imensa que neste momento enluta os corações de todos os trabalhadores de nossa pátria, de todos os brasileiros patriotas e progressistas. Para todos nós, a vida do grande Stálin era uma garantia de paz que se opunha inquebrantável e invencível diante das ameaças sinistras dos incendiários de guerra, inclusive dos bandidos que em nossa pátria aprovam o famigerado "Acordo Militar" com os Estados Unidos; a vida de Stálin era a certeza na vitória em nossa luta pelo pão e pela liberdade, pela independência de nossa pátria do jugo opressor dos imperialistas americanos.
Não podemos, portanto, deixar de sofrer com a sua morte. Não ocultaremos a nossa dor e bem avaliamos a imensidade de nossa perda. Mas é justamente por isso que, neste momento, mais do que em qualquer outro anterior, melhor podemos compreender a grandeza da obra realizada pelo camarada Stálin. Essa obra é imortal e permanecerá para sempre viva na mente e nos corações de todos os trabalhadores.
Companheiro e continuador do grande Lênin, o camarada Stálin dedicou toda a sua vida à causa do proletariado. Sob sua direção genial foi construída a primeira sociedade socialista, sob sua direção as grandes idéias de Marx, Engels, Lênin e Stálin transformaram-se na radiosa realidade da União Soviética dos nossos dias.
Foi sob sua direção genial que os povos soviéticos enfrentaram com firmeza e bravura incomparáveis as hordas nazistas, que esmagaram, livrando a humanidade inteira da terrível ameaça da escravização pelo nazi-fascismo. Mas ao camarada Stálin devemos ainda o programa genial da passagem do socialismo ao comunismo, cuja realização foi iniciada pelos povos da União Soviética e há de agora progredir vitoriosamente sob a direção do glorioso Partido Comunista da União Soviética, o Partido de Lênin e Stálin, organização dirigente da vanguarda proletária do mundo inteiro.
Se é imensa a dívida dos trabalhadores do mundo inteiro ao grande morto, ao maior homem do nosso século, são particularmente os povos oprimidos pelo imperialismo que sentem com a morte do camarada Stálin que perderam seu maior amigo, o maior defensor da liberdade e da independência dos povos. Para todos os povos nacionalmente oprimidos, o grande Stálin foi o mestre genial que traçou com clareza excepcional o caminho da luta vitoriosa pela independência das nações, idéias que realizou na prática com a construção do primeiro Estado multinacional, a grande União Soviética, onde os povos de todas as nacionalidades anteriormente oprimidos pelo tzarismo vivem hoje como povos livres e fraternalmente unidos ao grande povo russo, desenvolvendo livremente suas respectivas culturas nacionais e avançando rapidamente no caminho do comunismo.
Os geniais trabalhos do camarada Stálin sobre a questão nacional, sobre os problemas da revolução chinesa e seus ensinamentos magistrais a todos os povos que lutam pela independência nacional, inclusive seu recente e vigoroso discurso no XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, constituem um legado precioso que jamais será olvidado pelos povos dos países coloniais e dependentes.
A memória gloriosa do grande Stálin, pai dos povos e libertador de nações, permanecerá por isso eternamente viva no coração do povo brasileiro que dirigido pelo Partido Comunista, armado com os sábios ensinamentos recebidos do camarada Stálin, luta com vigor crescente pela independência da pátria e contra os traidores que vendem o Brasil aos imperialistas ianques.
Neste momento em que os imperialistas americanos e seus governantes fazem esforços desesperados no sentido do desencadeamento de uma nova carnificina mundial, o desaparecimento do camarada Stálin campeão da luta pela paz, significa uma tragédia imensa que confrange o coração de todas as pessoas honestas, de todos os sinceros partidários da paz. Os incendiários de guerra equivocam-se no entanto ao suporem que a dor dos povos significa fraqueza ou qualquer vacilação na luta em defesa da paz. Stálin morreu, mas sua obra é imortal. Assim como os povos soviéticos unem-se agora de maneira mais estreita do que nunca em torno do grande Partido de Lênin e Stálin e de seu provado Comitê Central, e em torno da União Soviética, baluarte da paz no mundo inteiro, que se unem, hoje mais que nunca, todos os povos para defender a paz e impedir que os imperialistas ianques lancem o mundo em nova carnificina guerreira.
Todos os que sentimos sangrar o coração ao recebermos a infausta notícia do falecimento do grande Stálin, saberemos por isso mesmo honrar a sua memória gloriosa, intensificando a nossa vigilância e reforçando a luta diária em defesa da paz, das liberdades e da independência nacional.
Os traidores que nos governam podem aprovar tratados militares, podem continuar fazendo esforços para entregar o petróleo brasileiro à Standard Oil, podem prometer aos banqueiros ianques o sangue de nossa juventude em troca dos empréstimos americanos, mas o povo brasileiro persistirá até o fim em sua luta pela paz, há de provar na prática que jamais empunhará armas contra os povosda União Soviética, que é capaz de libertar o Brasil do jugo imperialista e de pôr abaixo o atual governo de traição de Vargas.
Os comunistas brasileiros compreendem a gravidade da situação que atravessamos, mas saberão honrar a memória inolvidável do camarada Stálin, levantando com audácia e firmeza, agora mais do que antes, a gloriosa bandeira da luta pela paz, pelas liberdades e a independência nacional. Para tanto, saibamos reforçar o nosso Partido chamando para suas fileiras os melhores trabalhadores e patriotas que queiram lutar pelas grandes idéias stalinistas e fazendo novos e vigorosos esforços no sentido de elevar o nível político e ideológico de todos os comunistas. Para tanto, não poupemos esforços a fim de estreitar e reforçar os laços de nosso Partido com as grandes massas trabalhadoras, base indispensável para o sucesso de nossa atividade. Para tanto, saibamos reforçar em nossas fileiras o sentimento de fidelidade inabalável ao internacionalismo proletário, cuja manifestação decisiva é, neste momento, expressa pela fidelidade e pela dedicação sem limites ao glorioso Partido Comunista da União Soviética e ao seu sábio Comitê Central stalinista.
Os comunistas do mundo inteiro sofrem com a perda irreparável que significa a morte do camarada Stálin, mas se sentem fortes para prosseguir na luta pela realização das grande idéias de Marx, Engels, Lênin e Stálin, porque «sabem que à frente dos trabalhadores do mundo inteiro está o glorioso e invencível Partido Comunista da União Soviética, o Partido de Lênin e Stálin.


DISCURSO NO COMÍCIO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CAMARADA STALIN - V. Molotov



Queridos camaradas e amigos:

Sofremos nestes dias grandes desgraças: morreu Iosif Vissarionovitch Stálin, perdemos um grande guia e, ao mesmo tempo, um ser próximo, amado, infinitamente querido.
Nós, seus velhos e mais chegados amigos, e milhões de cidadãos soviéticos, bem como os trabalhadores de todos os países do mundo, despedimo-nos, hoje, do camarada Stálin, a quem tanto amávamos e que sempre viverá em nossos corações.
O camarada Stálin dizia-se discípulo de Lênin, ao lado de quem fundou e construiu o nosso grande Partido Comunista, ao lado de quem dirigiu a luta revolucionária do povo contra o tzarismo e o capitalismo, pela derrocada do jugo dos latifundiários e capitalistas em nosso país, ao lado de quem fundou e construiu o nosso Estado socialista-soviético, ao lado de quem assentou os alicerces da colaboração e unidade fraternais entre os povos pequenos e grandes, que se desenvolvem ante nossos olhos.
Stálin foi o grande continuador da grande obra de Lênin.
Sob a direção do Partido Comunista, o camarada Stálin à frente, o povo soviético edificou o socialismo em nosso país e avançou na realização de um grande programa de constante ascenso do bem-
estar material e do nível cultural do povo soviético; conquistou vitórias de importância universal contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial, o que enfraqueceu de modo decisivo as forças dos inimigos externos da URSS; tirou a URSS do isolamento em que se achava na situação internacional e assegurou a formação do invencível campo dos Estados pacíficos com uma população de 800 milhões de pessoas; abriu para nosso país as luminosas perspectivas da edificação da sociedade comunista, baseada no trabalho livre, na verdadeira igualdade e verdadeira fraternidade dos homens.
Podemos nos orgulhar legitimamente de haver vivido e trabalhado durante os últimos trinta anos sob a direção de Stálin. Fomos educados por Lênin e Stálin. Somos discípulos de Lênin e Stálin. Sempre nos recordaremos do que Stálin até seus últimos dias nos ensinou, pois queremos ser fiéis e dignos discípulos de Stálin.
Toda a vida do camarada Stálin, iluminada pela brilhante luzidas grandes idéias de um prestigioso combatente popular pelo comunismo, é para nós um exemplo vivo e vivificante.
Stálin procedia do povo. Sempre sentiu sua profunda ligação com o povo, com a classe operária e com os camponeses trabalhadores, colocou inteiramente a serviço do povo suas imensas forças, seu poderoso gênio.
Com sua grande inteligência, Stálin, ainda jovem, compreendeu profundamente que no nosso tempo o povo só pode encontrar seu caminho para uma vida feliz lutando pelo comunismo. Isso determinou a orientação da sua vida. Stálin dedicou-se, dedicou toda a sua vida, sem reservas, à luta pelo comunismo, à luta plena de abnegação pela felicidade dos trabalhadores, pela felicidade do povo. Stálin sempre soube aliar a atividade árdua e cotidiana de comunista, de revolucionário entre as massas operárias, com um pro fundo estudo da teoria marxista.
Assim foi ele, em sua juventude, em Tbilissi e Baku. Assim foi nos tempestuosos anos da revolução russa e nos difíceis anos da reação tsarista quando se achava estreitamente ligado aos operários de Petersburgo, sofrendo uma vida de repressão, perseguições, cárcere e desterro.
As excepcionais qualidades do camarada Stálin como incomparável organizador do nosso Partido e do Estado Soviético e como genial teórico do marxismo-leninismo, desenvolveram-se plenamente nos anos da revolução e da construção do socialismo. Durante esses anos nosso Partido cresceu, desenvolveu-se e transformou-se na grande forca dirigente da revolução socialista em nosso país e adquiriu a significação de força dirigente de todo o movimento operário internacional.
Nesses anos o Estado Soviético multinacional, modelo da aplicação, na prática, da amizade e da colaboração fraternal dos povos, apoiando-se na classe operária e no campesinato kolkhoziano, reforçou-se como Estado do socialismo triunfante e enveredou pelo caminho da edificação da sociedade comunista.
O camarada Stálin desempenhou um papel gigantesco na direção de todo esse trabalho, do conjunto do desenvolvimento das forças de nosso Partido e do Estado Soviético.
Durante esses anos, Stálin não só assegurou a direção diária da construção socialista na URSS, mas trabalhou constantemente na solução dos problemas teóricos da construção do comunismo em nosso país e nos problemas do desenvolvimento internacional em seu conjunto, iluminando com a ciência do marxismo-leninismo os caminhos do desenvolvimento futuro da URSS, as leis do desenvolvimento do socialismo e do capitalismo nas condições atuais. Armou nosso Partido e todo o povo soviético com importantíssimos descobrimentos da ciência marxista-leninista que iluminarão por muitos anos nosso avanço para a vitória do comunismo.
O camarada Stálin dirigiu pessoalmente a criação e organização das forças do Exército Vermelho e seus gloriosos feitos de combate nas frentes mais decisivas da guerra civil. O camarada Stálin como chefe militar supremo durante os anos da Grande Guerra Patriótica, levou nosso país à vitória sobre o fascismo, o que mudou radicalmente a situação na Europa e na Ásia.
Ser fiéis e dignos discípulos de Stálin significa preocupar-se constantemente com o fortalecimento do Exército e das forças armadas soviéticas para que seja esmagada qualquer tentativa de agressão contra nosso país. Ser fiéis e dignos continuadores de Stálin significa também demonstrar a vigilância e firmeza necessárias na luta contra todas as manobras de nossos inimigos e dos agentes dos agressivos Estados imperialistas.
Nosso Estado Soviético não tem objetivos de agressão nem se permite interferir nos assuntos de outros Estados. Nossa política externa é conhecida no mundo inteiro como a política stalinista de paz, política de defesa da paz entre os povos, política inalterável de manutenção e consolidação da paz, de luta contra os preparativos e o desencadeamento de uma nova guerra, política de colaboração internacional e de fomento de relações comerciais com todos os países que, por sua parte, também aspirarem a isso.
Essa política externa corresponde aos interesses vitais do povo soviético e, ao mesmo tempo, aos interesses de todos os demais povos que amam a paz.
Em nosso país foi fundado, em bases soviéticas, um Estado multinacional que, por sua solidez, pelo desenvolvimento do poderio material e da cultura dos povos não tem precedente na História.
Em todo esse trabalho e, principalmente, no desenvolvimento das relações amistosas de tipo novo entre os povos de nossos países, ao camarada Stálin corresponde um papel especial, verdadeiramente excepcional. Stálin não só dirigiu, durante muitos anos o desenvolvimento de nosso Estado multinacional soviético, como esclareceu teoricamente os problemas contemporâneos mais importantes da questão nacional e colonial e contribuiu, também neste terreno, para o desenvolvimento das bases científicas do marxismo-leninismo.
Nas condições atuais toda essa obra é de suma importância sobretudo em relação com a formação dos Estados de Democracia Popular e com o desenvolvimento do movimento de libertação nacional nas colônias e nos países dependentes.
Fiéis aos princípios do internacionalismo proletário, os povos da URSS desenvolvem e consolidam constantemente a amizade fraternal e a colaboração com o grande povo da China e os trabalhadores de todos os países de Democracia Popular, os laços de amizade com os trabalhadores dos países capitalistas e coloniais que lutam pela paz, a democracia e o socialismo.
Queridos camaradas e amigos!
Nestes dias difíceis todos vemos com especial clareza e sentimos a cada instante que apoio inabalável, poderoso e fiel constitui para o povo soviético o Partido Comunista, sua unidade de aço, seus
vínculos indissolúveis com as massas trabalhadoras. Nosso Partido, seguindo o legado do grande Stálin, nos dá uma clara orientação na luta ininterrupta pela grande obra da construção do comunismo em nosso país. Devemos nos agrupar mais estreitamente e mais solidamente ainda em torno do Comitê Central de nosso Partido e em torno do Governo Soviético.
O imortal nome de Stálin viverá sempre em nossos corações, no coração do povo soviético e de toda a humanidade progressista. A glória de suas grandes ações pelo bem e pela felicidade de nosso povo e dos trabalhadores de todo o mundo, perdurará através dos séculos.
Viva a grande e invencível doutrina de Marx, Engels, Lênin e Stálin!
Viva a nossa poderosa pátria socialista e nosso heróico povo soviético!
Viva o grande Partido Comunista da União Soviética!

2 comentários:

  1. Camarada, obrigado por compartilhar tais textos. O Glorioso Camarada Stalin nos deixou há mais de 60 anos, a União Soviética deixou de existir há mais de 20 anos, mas o Progresso é inevitável, não importa quantos retrocessos ocorram e, em breve, todos os povos do mundo serão libertados graças a tudo que nosso grande mestre Stalin nos ensinou.

    ResponderExcluir