http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aniversário do Partido Baath.


Notem que o autor deste blog e deste post defende tanto o Baath Iraquiano quanto o Sírio. Sinto muito que eles tenham rompido.


 
Nunca houve uma superpotência no Mundo Árabe. Todos os países árabes, em especial aqueles da África, eram e são de Terceiro Mundo e foram colonizados. Todos.

Com a queda do Império Otomano (um Império dominado por muçulmanos Turcos) nos anos 20, e a destruição do Sistema Colonial, em particular na Segunda guerra, floresceu o Nacionalismo Árabe.

Primeiro foram os Nasseristas (defensores do Presidente Egípcio Gamal Nasser) e os defensores do Coronel da Líbia, Muammar Gaddafi (embora este fosse mais Pan-Africanista - voltado para os interesses do povo africano). Depois os Baathistas.

O Partido Baath - ou "Partido Socialista Árabe Baath" - é um Partido Pan-Árabe. Fundado pelo Cristão Sírio Michel Aflaq, os Baathistas foram duramente perseguidos durante os anos iniciais do Partido.



Baathistas existem em todos os países árabes. Isso porque todo baathista que se preze vê o que conhecemos como "Países Árabes" como partes menores da Grande Nação Árabe. Este Pan-Arabismo é a razão de existência do Baathismo. .

- Por causa da opressão colonial sobre os países árabes (particularmente a França na Síria e a Inglaterra no Iraque) o Movimento Baath é Anti-imperialista.
 -O Movimento Baath é Secular - isto é, não há diferenças entre muçulmanos e cristãos na pátria árabe. Mas foi no Iraque revolucionário (1968-2003) e na Síria até hoje que o Baath ganhou mais expressão.
- O Movimento Baath é antissionista. Os baathistas acreditam que a Palestina - região conhecida como Israel e onde judeus (que comandam o país) e árabes lutam desde 1948 - é terra de direito dos árabes. São ardentes defensores da Causa Palestina.
- Apesar de possuírem "socialismo" no nome, o Partido Baath é extremamente crítico do Materialismo Marxista.


O Slogan do Baathismo é "Unidade, Liberdade, Socialismo". As 3 estrelas verdes da ex-bandeira do Iraque representavam o Slogan.

 

O Baath chegou ao poder no Iraque e na Síria. O líder do Baath no Iraque era Saddam Hussein, e o líder do Baath na Síria era Hafez Al-Assad(que morreu em 2000, e a direção do Baath escolheu seu filho como substituto).

Infelizmente, em 1966, houve uma cisão no Baath entre as facções pró-Síria e pró-Iraque - ambas rivais.

Existem várias diferenças entre as duas facções: no Iraque, o Baath era unipartidarista. Na Síria, o Baath faz parte de uma grande Frente - a Frente Progressiva Nacional - que engloba várias outras organizações pan-árabes (Há, inclusive, dois Partidos Comunistas legalizados na Síria - além de outras organizações).

Apesar de compartilharem de várias idéias - entre elas a defesa do Arabismo, o Anti-americanismo e serem grandes defensores da Pátria Palestina (o Baath é Anti-Sionista, obviamente) - as rivalidades entre as duas facções chegaram a se tornarem verdadeiros conflitos.

Quando o Irã agrediu o Iraque nos anos 80 em um evento que levou á guerra Irã-Iraque, a Síria foi o ÚNICO País Árabe a defender o Irã. É interessante ver que, para Saddam e seus seguidores, os iranianos (etnicamente persas) eram inimigos históricos dos árabes. A amizade entre Síria e Irã permanece até hoje. A Síria também criticou a re-anexação do Kuwait por Saddam.

Além disso, nenhum Iraquiano poderia visitar a Síria e nenhum Sírio poderia visitar o Iraque, a não ser que tenham sido membros da oposição a estes governos e tenham encontrado como aliados o Baath do país rival.

Claro, a rivalidade não foi grande a ponto de se tornar idiotice - e o Presidente Bashar Al-Assad (sucessor de Hafez, e seu filho) condenou a Invasão do Iraque pelas tropas satânicas de Bush.
  
Desde que Saddam foi morto, seu general de confiança, Izzat Ibrahim Al-Douri, se tornou sucessor do Baath. Al-Douri está foragido, liderando a parte pró-Saddam da Resistência Iraquiana.

Em 7 de Abril de 2012, por motivo do Aniversário de 65 anos do Partido, Al-Douri criticou o atual governo fantoche em um vídeo.





Foi também nesse dia que o Povo Sírio saiu ás ruas para defender o Baath:



FACÇÕES BAATHISTAS PRÓ-IRAQUE



- Iraque: com a invasão e a ocupação, o Partido Baath está na clandestinidade.


Website:
http://almansore.com/

- Yêmen: Partido Baath nacional árabe socialista- Região de Yemen. http://www.al-ehyaa.net/


Qawmi yemeni baath logo.jpg









Logotipo do Baath yemenita pró-iraquíano.


- Líbano: Partido socialista árabe libanês de vanguarda.
Members and supporters of the Socialist Arab Lebanon Vanguard Party carry a poster of former Iraqi President Saddam Hussein and Iraqi flags as they shout slogans against the U.S. during a march in front of the U.S. embassy in Aukar, east of Beirut, Lebanon, Friday, Dec. 30, 2011, to celebrate the withdrawal of American troops from Iraq. The party is a branch of the late Iraqi leader Saddam Hussein's Arab Socialist Baath Party.
 Members and supporters of the Socialist Arab Lebanon Vanguard Party carry a poster of former Iraqi President Saddam Hussein and Iraqi flags as they shout slogans against the U.S. during a march in front of the U.S. embassy in Aukar, east of Beirut, Lebanon, Friday, Dec. 30, 2011, to celebrate the withdrawal of American troops from Iraq. The party is a branch of the late Iraqi leader Saddam Hussein's Arab Socialist Baath Party. A banner carried by the demonstrators read:

- Palestina: Frente de Libertação Árabe


Símbolo da FLA
 
Encontro da FLA honrando o presidente iraquiano mártir Saddam Hussein

- Bahrein: Assembleia Nacionalista Democrática, partido opositor á monarquía feudal liderado pelo Doutor Hassan.

File:Alqawmi bahrain symbol.PNG

- Jordania: Partido Baath árabe socialista jordaniano liderado por Akram al-Homsi
 

- Sudão: Partido Baath árabe socialista-País Sudanês.

- Tunísia: Movimento Baath tunisiano, legalizado após a queda do ditador Ben Ali.

 




FACÇÕES BAATHISTAS PRÓ-SÍRIA


- Palestina: Conhecido como As-Saiqa

- Líbano: O Partido Baath árabe socialista é liderado por Fayez Chkor e com Assem Qanso como um de seus líderes principales. Integra a coalizão do governo Alianza 8 de março e possui 2 cadeiras no Parlamento. Ajuda e muito o Governo Sírio.
- Yêmen: Partido Baath árabe socialista-Região de Yemen. Seu líder é o Dr. Mahmoud Abdul-Wahab Abdul-Hamid
Seu website é: http://www.albaath-as-party.org/

 

- Egito: Segundo o jornal libanês The Daily Star existe um braço regional no Egipto.
- Iraque: conhecido como "Baath de esquerda", se opuseram á invasão norte-americana. Sua sede continua sendo na Síria.
- Sudão: Partido Baath árabe socialista-Organização Sudanesa. Seu secretario regional é ad-Tijani Mustafá Yasim. Seu website é http://baathsd.net/

- Síria: Partido no poder

 File:Logo of the Ba'ath Party.png

- Jordania: Partido Baath árabe progressista liderado por Fuad Dabur. Autorizado en 1993.

Adaptado de: Resistencialibia.info


HINO BAATHISTA:  Notem que aparecem vários líderes árabes como Arafat e Nasser. Eles eram pan-arabistas, mas não Baathistas. Só pra avisar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário