http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

quinta-feira, 24 de março de 2011

A música socialista e sua história

O Leste é Vermelho.

‘’O Leste é Vermelho’’(algumas vezes escrita como ‘’O Oriente é vermelho’’) é uma canção da República Popular da China.

Muito cantada durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976), hoje é praticamente impossível ser maoísta e não conhecer essa música.

Reza a lenda que a letra foi escrita por um agricultor chinês após ele assistir ao sol nascendo. A música foi baseada em uma canção folclórica chinesa.

Foi hino da República Popular da China entre 1966 e 1976. A música mostrava o amor das massas chinesas com o Grande Timoneiro Mao Tsé-Tung.

Depois do golpe contrarrevolucionário de Deng Xiaoping, a música caiu em desuso porque era, de acordo com as autoridades revisionistas, fruto do ‘’culto á personalidade’’ de Mao.

Para achar outras versões de ‘’O Leste é vermelho ’’na internet, vá no Youtube e pesquise ‘’The East is red’’. Para ver a letra, pesquise o nome na Wikipédia (mas você terá de saber inglês)



Ode á Pátria.

Escrita em 1949 por um tal Wang Xin, ‘’Ode á Pátria’’ é uma canção patriótica da República Popular da China. É considerada o ‘’segundo hino nacional da China’’ nos corações dos chineses(o primeiro é a Marcha dos Voluntários)

Em uma de suas estrofes, a música mencionava a Mao Tsé-Tung. No entanto, depois do golpe contrarrevolucionário de Deng Xiaoping em 1976, a menção foi apagada.

‘’Ode á Pátria’’ foi cantada por uma menina nas olimpíadas de Pequim em 2008(mais tarde descobriram que a voz era de outra menina)

Para achar outras versões de ‘’Ode á Pátria’’ na internet, vá no Youtube e pesquise ‘’Ode to the Motherland’’. Para ver a letra, pesquise o nome na Wikipédia (mas você terá de saber inglês)



Navegar os mares depende do timoneiro



Escrita nos anos 50, a canção era relacionada com a palavra ‘’Grande timoneiro’’ – usada para se referir ao Presidente Mao Tsé-Tung.

A canção já era muito famosa nos anos 50, mas se tornou um hit durante a Grande Revolução Cultural Proletária. Na época, era usado um slogan para se referir ao Presidente Mao:

‘’Navegar os mares depende do timoneiro, assim como as plantas precisam do sol para crescer’’

Para achar outras versões de ‘’Navegar os mares depende do timoneiro’’ na internet, vá no Youtube e pesquise ‘’Sailing the seas depends of the Helmsman’’. Para ver a letra, pesquise o nome na Wikipédia (mas você terá de saber inglês)



Katyusha

Escrita em 1938, ‘’Katyusha’’ é uma canção soviética da Grande Guerra Patriótica.

A música fala de uma moça chamada ‘’Katyusha’’(um diminutivo carinhoso para Catarina) cujo namorado está lutando na guerra.

Reza a lenda que um grupo de estudantes femininas de uma escola industrial cantou a música para as tropas do Exército Vermelho quando eles estavam partindo para a guerra contra os alemães.

‘’Katyusha’’ teve um papel importante para a vitória do Exército Vermelho. Não só porque dava força aos soldados soviéticos mas também porque batizou uma arma da URSS – o veículo lançador de foguetes Katyusha (utilizado até hoje em guerras como a do Líbano em 2006 pelo Hezbollah)

Para achar outras versões de ‘’Katyusha’’ na internet, vá no Youtube e pesquise ‘’Katyusha’’. Para ver a letra, pesquise o nome na Wikipédia (mas você terá de saber inglês)





Um comentário: