http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Um resumo rápido da história do PCP

O Partido Comunista do Peru (PCP) foi fundado em 1928, pelo maior marxista do Peru, José Carlos Mariatégui.

Com a cisão sino-soviética, o partido se dividiu e várias facções se formaram. Uma delas, a maoísta, se chamava Sendero luminoso( baseando-se em uma frase de Mariatégui) e era liderada pelo professor universitário e intelectual marxista, o Dr. Ruben Abimael Gúzman Reinoso – conhecido pelos seus seguidores como o Presidente Gonzalo

Em 17 de maio de 1980, começa a guerra popular no Peru. O PCP a lidera. Não só luta contra as forças do velho estado e tudo o que o representa (eleições são o maior exemplo) como também batalha ideologicamente contra o revisionismo, manifestado no Peru por diversas organizações de ‘’esquerda’’- incluindo o MRTA. Também rejeitava os ‘’acordos de paz’’ do governo.

Ao final dos anos 90, os militantes do PCP (que incluiram muitas mulheres em suas fileiras) controlavam a maioria do campo do Peru (com a população pobre sempre os apoiando) denunciavam as atrocidades da policia, e a certo ponto, chegaram a ter mais de 10 mil ações guerrilheiras em um ano. Estava prestes a entrar no equilíbrio estratégico com o marxismo-leninismo-maoismo-‘’pensamento Gonzalo’’.

No entanto, infelizmente, o Presidente Gonzalo foi capturado em 92. Por ser o líder máximo do Partido e da revolução(e pelo fato de que acabou gerando outras prisões da alta cúpula do PCP) sua prisão foi um golpe terrível na organização. Tal fato acabou se agravando quando o Presidente Gonzalo adotou uma linha oportunista e resolveu negociar a paz com um governo.

Mas o PCP continua vivo até hoje( fraco e dividido, mas vivo), suas ações continuam sendo um pesadelo para as classes dominantes peruanas e seus 30 anos de guerra popular ensinaram muitas lições para os comunistas, progressistas e revolucionários de todo o mundo.

Viva o Partido Comunista do Peru!

Nenhum comentário:

Postar um comentário