http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

domingo, 11 de setembro de 2011

O VERDADEIRO 11 de Setembro

Como muitas pessoas, estou recordando este 11 de Setembro. Entretanto, enquanto os babacas de plantão enchem meu saco com o que aconteceu com as torres gêmeas 10 anos atrás, eu recordo o que aconteceu com todo o povo chileno há 38 anos atrás.

O Chile tinha um presidente eleito democraticamente chamado Salvador Allende. Ele não era o que se podia chamar de "marxista", por não compreender que o socialismo se implanta pela violência revolucionária, e não por eleições dentro do Estado burguês - como ele fez. Entretanto, Allende criou vários programas sociais para o bem-estar de seu povo. Não eram mudanças radicais, mas foram suficientes para atrair o ódio dos imperialistas.

Nesse mesmo dia, em 1973, um golpe planejado nos mínimos detalhes pela CIA matou Allende e levou seu general reacionário, Augusto Pinochet, ao poder em uma ditadura militar que pendurou quase uma década.

Enquanto menos de 3000 pessoas morreram nas torres, um recente relatório do Chile diz que durante a ditadura de Pinochet, 40 mil pessoas morreram. Muitas sob torturas (o próprio Estadio Nacional de Chile se tornou um enorme centro de torturas.)

Pinochet morreu sem nunca ser julgado. E antes de morrer, foi acusado de corrupção e de enriquecer ilegalmente. 

Moral da História: Sangue se paga com sangue...


Um comentário: