A OLP não é bem uma organização, mas uma Frente única de organizações revolucionárias Palestinas que combate o Sionismo desde o final dos anos 50.
A mais famosa facção da OLP foi o Fatah - liderado pelo famoso Yasser Arafat
Guerrilheiros da OLP após travarem combates contra as forças Jordanianas do traidor Rei Hussein.
"As lutas de Libertação Nacional da Palestina e Irlanda são uma só."
Frente Popular pela Libertação da Palestina
Leila Khaled - mulher guerrilheira
Patrick Aguello, guerrilheiro mártir Nicaraguense da Palestina - homenageado pelos Sandinistas.
Hamas
O Hamas (sigla em árabe para "Movimento de Resistência Islâmica") é hoje o Movimento Revolucionário Palestino de maior influência, além do mais famoso. Sem cair no Fundamentalismo, os militantes do Hamas buscam dar uma visão islãmica á Luta de Libertação Palestina. Embora tenham se confrontado com o Fatah e dividido a luta Palestina (embora o Fatah realmente estivesse indo para o caminho errado) quando conseguiram o comando da Faixa de Gaza, o Hamas e suas Brigadas Al-Qassam com dezenas de milhares de guerreiros, continuam sendo um grande desafio para as IDF sionistas.
Jihad Islâmica da Palestina
Outro grupo Islâmico como o Hamas, embora seja mais radical em suas visões. Frequentemente colabora com o Hamas e outros grupos e também é um dos que mais batem de peito com o Sionismo.
A Brigada dos Mártires de Al-Aqsa
Os Comitês de Resistência Popular
Frente Popular pela Libertação da Palestina - Comando Geral
O FPLP-CG é uma organização palestina radical e revolucionária apoiada por Siria e oposta a negociar com Israel. Possui duas bases militares no leste do Líbano e todas as tentativas de desarmá-la fracassaram.
Frente de Libertação Árabe
Grupo Palestino ligado ao Iraque de Saddam (conhecido defensor dos Palestinos). Perdeu expressão desde que o mesmo foi derrubado pelos americanos em 2003.
Frente Democrática pela Libertação da Palestina
Outro grupo Marxista-Leninista.
Frente pela Libertação da Palestina
Nenhum comentário:
Postar um comentário