“De que me vale 1 milhão de
dólares comparado ao amor de 8
milhões de cubanos?” - Teófilo Stevenson, o recém-falecido boxeador cubano. Suas proezas lhe renderam homenagens até mesmo nos jornalões brasileiros.
Nos últimos Jogos Panamericanos de Guadalajara, Cuba ganhou
58 medalhas de ouro (136 no total), ficando em segundo lugar na classificação
geral, atrás apenas dos EUA (92 medalhas de ouro em um total de 236).
Levando-se em conta o tamanho de cada população, porém, a ilha revolucionária
foi a grande vencedora, visto que os EUA tem quase 30 vezes a população de Cuba. Não há surpresa alguma em tais proezas. Desde cedo, sabe-se que o Socialismo é tão superior ao capitalismo que ele não aceita comparações.
E o esporte é um exemplo. Na verdade, o esporte é um dos maiores exemplos. Quando o Príncipe Harry veio aqui pro Brasil, ele jogou Polo. O Polo é um jogo no qual tenta-se marcar gols batendo numa bola com um taco em cima de um cavalo. Francamente, por mais que as pessoas tentem afirmar, Polo está longe de ser um esporte. É uma besteira. O praticante não "sua". Por isso ele é um dos esportes favoritos dos ricos - os ricos PODEM comprar cavalo, proteção e toda aquela parafernália inútil.
Esporte de verdade é jogar bola - seja com as mãos (basquete, handebol), com os pés (futebol), com os tacos (baseball)...
Esporte de verdade é luta. Luta livre, capoeira, caratê, judõ, taekwondo, jiu jitsu, Boxe, Muay Thai..
Esporte de verdade é o que faz suar - como os que envolvem força física, atletismo ou corrida de bicicleta.
Até esportes de água, como natação, são esportes.
Hong Un Jong, a ginasta norte-coreana recebeu a medalha de ouro nas Olimpiadas de Beijing - 2008.
Por isso que em nenhum país o Polo é popular. Por isso que o Golfe é praticamente inexistente no Brasil. O povo brasileiro, as massas brasileiras, são pobres ou de classe média. E até quem é de classe média prefere o Futebol ou as lutas. Porque vocês acham que há tanta Capoeira nos lugares pobres do Brasil?
Assim, sendo o Socialismo a ideologização das aspirações populares, não se pode ser um país socialista e não investir incansalvemente no esporte.
Que diga Cuba, onde os que apresentam gosto pelo esporte recebem todos os incentivos necessários do Estdao para continuarem seu treinamento. Desde cedo.
Mas não é só Cuba.
A URSS foi o primeiro e é o único país socialista da história a sediar uma Olímpiada. O Comitê Olímpico se reuniu em 1974 e preferiu Moscou do que Los Angeles. Irritados, os Estados Unidos iniciaram um boicote contra os jogos olímpicos de Moscou, em 1980, e alegaram ser um protesto por causa da Intervenção Soviética no Afeganistão (na verdade, os soviéticos estavam ajudando seus colegas afegãos a destruírem bandidos, assassinos e fanáticos religiosos violentos financiados pelo tráfico de drogas e pelos próprios americanos).
Mesmo sem a presença dos EUA e dos países que aderiram ao Boicote, como EUA, Alemanha Ocidental, Japão, Canadá e a China de Deng Xiaoping - as Olimpíadas foram um sucesso. A URSS conquistou 80 medalhas de ouro, a RDA (Alemanha Oriental) ficou em segundo e conquistou 47. Bulgária e Cuba ganharam ambas 8 medalhas. O Brasil ganhou só duas medalhas de ouro.
4 anos mais tarde, foi a vez de Los Angeles sediar as Olimpiadas. Os soviéticos deram o troco e foram os que boicotaram as Olimpiadas dessa vez. Nenhum país do bloco do Leste Europeu participou, com a notável exceção de Iugoslávia e Romênia - que ficou em segundo, com 20 medalhas de ouro . Ao invés disso, os países socialistas organizaram os "Jogos da Amizade", um evento paralelo que trouxe atletas de mais de 49 países.
De qualquer forma, as Olimpiadas de Moscou até hoje são mais lembradas pelas pessoas de todo o mundo. Em particular por causa de sua mascote, o Ursinho Mishka.
Para concluir, vejamos mais fotos que mostram a afinidade esporte/socialismo.
Fidel Castro jogando Baseball.
Fidel Castro jogando com Poloneses.
Mais baseball.
E agora, Ping Pong.
Sambo - arte marcial nascida na URSS. O Presidente russo, Vladimir Putin, foi um fiel praticante quando era um capitão da KGB.
Nadia Comaneci, a romena que causou um impacto gigantesco na ginástica ao participar das Olimpiadas de Montreal, 1976, então com apenas 14 anos.
Estatua de Serguei Bubka, atleta ucraniano que ganhou vários ouros com o Salto com Vara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário