http://blogak-47.blogspot.com/2010/04/um-tributo-camarada-stalino-pai-dos.html

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Stakhanov e o sucesso da economia socialista


O camarada Stalin derrotou os nazistas e libertou a humanidade. Isto é fato.

Mas este feito não é o mais glorioso dele (o que, é claro, não o desqualifica).

Para derrotar o exército mais mortal da face da terra junto de mais uma dezena de outros exércitos de países-fantoches, era necessário que o país se preparasse.

Desde que sucedeu a Lênin e até sua morte, Stalin conseguiu aprovar cinco planos qüinqüenais que visavam industrializar o país e fazê-lo chegar ao patamar econômico e militar das grandes potências.

Logo no segundo plano qüinqüenal, um mineiro russo chamado Alexey Grigorievich Stakhanov destacou-se na euforia da prosperidade. Chegou a ser capa da revista TIME de 1935 pelo que fez.

O que ele fez?

Simplesmente extraiu 102 toneladas de carvão em 5 horas e 45 minutos (isto é, 14 vezes a sua quota).  Um mês depois ele estabeleceu novo recorde ao extrair 227 toneladas de carvão em um único dia de trabalho.

Apesar de relatos posteriores de que outros operários tenham superado esse recorde, seu nome foi considerado sinônimo de trabalhador produtivo. E Stakhanov foi considerado o fundador do ‘’movimento stakhanovista’’ – um movimento de trabalhadores industriais que buscavam propositalmente trabalhar cada vez mais e melhor para a consolidação do socialismo na URSS.

Os ‘’stakhanovistas’’ permitiram que a produtividade industrial do segundo plano qüinqüenal fosse duas vezes maior que a do primeiro. Também tiveram um papel importante na indústria  soviética durante a Segunda Guerra Mundial.

 Em 1936, um ano depois dos recordes, Stakhanov ingressa no Partido Comunista da União Soviética (PCUS). Tendo, é claro, recebido as duas medalhas mais importantes da URSS, a “Ordem de Lênin” e a “Ordem da Bandeira Vermelha”. Também recebeu a medalha de ‘’Herói do Trabalho Socialista’’ em 1970.
Isso mostra o como o argumento anticomunista de que ‘’em países socialistas todos são nivelados por baixo’’ ou é muito desconhecimento da história ou é pura mentira. Talvez devamos lembrar os anticomunistas de que Stakhanov não fez isso para ficar acima dos trabalhadores (porque não ficou) e muito menos fez isso porque foi forçado a fazer. A única motivação para sua produtividade e seu trabalho pesado e disciplinado foi somente uma: a fé nos sagrados ideais socialistas da Rússia de Stalin.

Acabo esta postagem mostrando, nas palavras do camarada Stalin, a diferença entre a competição praticada nos países capitalistas e a emulação socialista:

-Principios da competição capitalista: derrota de uns e vitória e dominancia de outros.
-Principios de emulação socialista: assistencia amigável dos primeiros aos ultimos para um crescimento em comum.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário